sábado, 21 de abril de 2012

História do Espelho
A Historia

A historia do espelho surgiu no Egito, onde foram encontrados espelhos de cobre no ano 3000 a.C deixados pelo homem. Algumas tentativas de polimento foram feitos em metais e pedras com areia. Essa experiência não foi bem sucedida, pois as superfícies não produziram uma espécie de reflexo que mostrava contornos e formas.
Foi então por volta do século 17, em Veneza na Itália, que os artesões passaram a produzir o espelho. Utilizando no seu processo de fabricação o vidro, que passava por uma camada metálica refletora, obtendo-se então o espelho plano similar ao que temos nos dias de hoje. Com isso na época os espelhos tornaram se caros e muito nobres.
Com o passar dos séculos, varias descobertas foram feitas e hoje podemos afirmar que o espelho se dá em grandes laminas de vidros, formado por camadas intermediaria de prata e tinta. Portanto os reflexos da nossa imagem serão refletidos na camada metálica.


Processo de Fabricação

Em primeiro momento na fabricação, o vidro deve passar por um processo de lavagem e polimento, em seguida é aplicada a prata, que de transparente a chapa é transformada em espelho. Após esta etapa a prata é protegida pela tinta, e levada para a estufa, ocorrendo assim à secagem da pintura. Por fim recebe  um resfriamento, uma nova limpeza e depois é transportada ao armazém para seguir os beneficiamentos de acordo com a solicitação de cada cliente.

Beneficiamentos / Serviços

Jateado

A técnica de jatear vidros é antiga e já passou por diversas evoluções. Atualmente é feita em cabine fechada, sem contato com o artesão. Não existe mais a utilização da areia, mas de pós abrasivos mais eficientes e menos tóxicos.


Lapidado ou Bisotado

Para a maioria das aplicações, os vidros float, impressos ou espelhos precisam receber tratamento de bordas para que não causem ferimentos e para que ganhem maior resistência, evitando o surgimentos de trincas. Biselado e bisotê corte obtuso. Na verdade o efeito não é produzido através do corte, mas sim pela lapidação e polimento da superfície do vidro por meios de máquinas especiais e rebolos diamantados.


Serigrafado

No processo de serigrafia do vidro é feita à aplicação de uma tinta serigrafica, no vidro comum, incolor ou colorido. Em seguida esse vidro passa por um processo de secagem no ar livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário